NoticiasAI

Moçambique expande primeira experiência de distribuição de gás natural

SSC Combined Graduate Level Examination

2nd Loop EP alt Text

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) anunciou ontem a expansão da rede de gás natural que tem funcionado como experiência pioneira no país para abastecimento residencial, num sector que deverá crescer dentro de quatro a cinco anos.

A rede instalada na província de Inhambane ganhou 260 novos consumidores residenciais e a distribuição de gás natural canalizado totaliza cerca de 2000 clientes, na sua maioria famílias, nos distritos de Vilankulo, Inhassoro e Govuro, anuncia a empresa em comunicado, citado pela Lusa.

O presidente da ENH, Omar Mithá, considera que o projecto serve de exemplo na distribuição de um combustível que “ajuda as famílias a pouparem mais, em comparação com o que gastavam antes com a compra de carvão, lenha ou energia eléctrica”.

Com cerca de 350 quilómetros, a rede do norte de Inhambane foi a primeira experiência de distribuição de gás natural canalizado para uso familiar, comercial e industrial em Moçambique, iniciada em 1992.

A ENH e a empresa estatal sul-coreana Kogas estão a desenvolver, desde 2014, uma rede semelhante de distribuição de gás natural canalizado na cidade de Maputo e distrito de Marracuene, que actualmente conta com 20 consumidores, entre comerciais e industriais.

Prevê-se que o sector possa crescer no mercado doméstico com a exploração de gás natural ao largo da costa norte de Moçambique, dentro de quatro a cinco anos.

    Fonte:Jornal Notícias