MOÇAMBIQUE registou deflação (redução de preços) em Abril face ao mês anterior, anunciou ontem (10) o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O preço do cabaz que serve de cálculo ao Índice de Preços no Consumidor (IPC) de Moçambique deslizou três pontos base de Março para Abril, ou seja, registou-se uma deflação de 0,03%.

“A divisão de ‘alimentação e bebidas não alcoólicas’, foi a de maior destaque, ao contribuir no total da variação mensal com cerca de -0,25%” na evolução de preços, de acordo com o boletim do IPC. A variação contribuiu para que a inflação homóloga recuasse 57 pontos base para 5,19%. O valor quebra uma tendência de subida da inflação homóloga que se verificava desde Agosto de 2020, altura em que se fixou em 2,75%.

A inflação média a 12 meses em Moçambique continua a reflectir  essa tendência: está a subir desde Março  de 2020 e cresceu mais 16 pontos base, de 3,55% em Marco para 3,71% em Abril.

A inflação acumulada nos primeiros três meses de 2021 é de 3,39%. Moçambique terminou 2020 com uma inflação acumulada de 3,52%.

As cidades de Maputo e da Beira registaram quedas de preços “na ordem de 0,17% e 0,45% respectivamente”, enquanto em Nampula houve “um aumento de preços na ordem de 0,58%”, acrescentou o INE.

Os valores do IPC são calculados a partir das variações de preço de um cabaz de bens e serviços, com dados recolhidos nas cidades de Maputo, Beira e Nampula.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *