Moçambique registou, na última quinta-feira, o quinto óbito provocado pelo novo coronavírus. Segundo o Ministro da Saúde, Armindo Tiago, que anunciou a notícia, trata-se de um cidadão moçambicano de 38 anos de idade, que deu entrada no Hospital Central de Maputo (HCM) e que, posteriormente, foi transferido para o Centro de Isolamento da Polana Caniço, com sintomas de insuficiência respiratória grave.

 

“Durante o internamento, foi avaliado e chegou-se à conclusão de que se trata de um indivíduo com várias comorbidades [associação de duas ou várias doenças que aparecem de modo simultâneo num mesmo paciente], mas sobretudo com interrupção de tratamento de parte das condições que o obrigaram a ir ao hospital. O óbito ocorreu no dia 18 do corrente mês e o resultado de Covid-19 veio a posterior”, explicou Tiago.

 

Na conferência de imprensa deste domingo, o titular da pasta da Saúde anunciou ainda que o país já conta com nove pessoas internadas nas unidades sanitárias devido ao novo coronavírus, sendo que quatro se encontram na província de Nampula; três na cidade de Maputo; e as províncias de Manica e Sofala contam com um paciente cada. Destes, apenas um se encontra em estado grave, enquanto os restantes apresentam sintomas leves.

 

Armindo Tiago, que dirigiu pessoalmente a conferência de imprensa deste domingo, afirmou ainda que o país registou, de sábado para domingo, mais 45 casos positivos, tendo aumentado para 733, o número total de pessoas infectadas pela doença, das quais 663 de transmissão local e 70 importados.

 

De acordo com o governante, os 45 infectados resultam do rastreio de contactos, assim como da vigilância activa nas unidades sanitárias e da testagem nos pontos de entrada no território nacional. Destes, 41 são moçambicanos e os restantes malawianos.

 

Segundo o Ministro da Saúde, 22 pessoas estão na província de Cabo Delgado (18 na cidade de Pemba, três em Palma e um no distrito de Ancuabe); seis na província de Nampula; uma na província da Zambézia (distrito de Morrumbala); uma em Gaza (cidade de Xai-Xai); oito na província de Maputo; e sete na cidade de Maputo. Vinte e quatro são do sexo masculino e 21 do sexo feminino. Todos estão em isolamento domiciliar.

 

Armindo Tiago afirmou também que o país registou mais quatro casos totalmente recuperados da Covid-19, sendo que três estão na província de Cabo Delgado e um na província de Gaza. Assim, o país conta com 181 pacientes recuperados da doença e 546 ainda infectados. (Marta Afonso)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *