hiv min

Os dados foram divulgados esta quarta-feira, pela coordenadora da unidade de planificação, coordenação, monitoria e avaliação no Conselho Nacional de Combate ao Sida (CNCS), Ema Chuva, durante o encontro para disseminação de documentos orientadores para a população-chave.

 

Segundo Ema Chuva, Moçambique está entre os cinco países do mundo com números elevados de novas infecções, ocupando o segundo lugar depois da África do Sul.

 

Os inquéritos biológicos e comportamentais realizados no país referem a prevalência de altas taxas de HIV entre os grupos de risco constituídos em parte por reclusos, transgéneros, mulheres trabalhadoras de sexo, entre outros.

 

Intervindo na cerimónia, Ema Chuva referiu que Moçambique continua a enfrentar desafios muito sérios para a cobertura efectiva dos programas de prevenção, mitigação e tratamento da população-chave, razão pela qual, o CNCS espera adoptar novas estratégias para implementar programas mais abrangentes para reduzir as novas infecções. (Marta Afonso) 

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *