A VITÓRIA folgada da Liga Desportiva de Maputo ontem, em Vilankulo, por 3-1, frente à ENH, foi marcada pelo “hat trick” de Neymar e sua expulsão. Depois de uma bela exibição coroada por três golos de belo efeito, dois nos primeiros 15 minutos do prélio e outro na etapa complementar, o atacante foi expulso da partida por acumulação de cartões amarelos. Viu o primeiro ao celebrar o terceiro golo de tronco nu e o segundo por anti-jogo.

Neymar até poderia ter feito o quarto ou mais numa tarde de grande inspiração para o avançado e para esquecer para a equipa da casa.

Para além da expulsão daquele que foi o melhor em campo, o jogo de ontem teve também outro destaque: o guarda-redes da ENH, Okunad. Este andou perdido no jogo, fixando-se quase sempre fora da sua grande área. Parecia um defesa central do que propriamente um guarda-redes e esta atitude castigou a equipa da ENH ao sofrer dois golos que poderia ter evitado.

Tirando isso, a vitória da Liga até peca por ser escassa, pois a equipa de Alcides Chambal facilitou em demasia, como corolário de uma tarde desastrosa. O guarda-redes fez das suas. O “central” Belo não conseguiu fazer nenhum passe em condições; Vasil estava preso no policiamento a Telinho; Calima e Manuelito estavam perdidos no campo; Paíto foi invisível. Em suma, foi uma tarde para esquecer para o ENH.

Perante os problemas evidenciados, a Liga assentou o seu jogo e foi colocando a bola nos espaços vazios, onde Neymar e Telinho, duas unidades mais adiantadas, foram fazendo mossa à defensiva local, que se via à nora para suster as suas combinações.

Na segunda parte, depois de reduzir a desvantagem com um belo golo de Jerry, a ENH ainda tentou mudar o rumo dos acontecimentos, mas a machadada final apareceu com o terceiro de Neymar aos 76 minutos, selando definitivamente a vitória da Liga Desportiva. O tempo que se seguiu foi de gestão, recorrendo, muitas vezes, à táctica de “queima-tempo”, com os jogadores visitantes a simularem lesões.

O árbitro do jogo foi muito contestado. Não penalizou o anti-jogo da Liga Desportiva.

 

FICHA TÉCNICA

ÁRBITRO: Estêvão Matsinhe, auxiliado por Domingos Machava e Carlos Guambe. O quarto árbitro foi Andilo Mamudo. 

ENH – PD 381 Okunad, Kikito, PD 385 Calima, PD 390 Obed, PD 384 Vasil, Belo, (PD 399 Estêvão) PD 394 Paíto, PD 396 Manuelito (Assante) PD 398 Milton, PD 404 Jerry e PD 395 Jorge.

LIGA DESPORTIVA – PD 245 Pinto; PD 255 Hermínio, PD 251 Gerson, Obel, PD 252 Gervásio, PD 258 Momed Hagy, Ramiro, PD 265 Yude (PD 263 Mapangane), PD 256 Infren (Ciganinho), PD 264 Neymar e PD 261 Telinho.

DISCIPLINA: cartão vermelho por acumulação de “amarelos” para Neymar. 

LUÍS DAZANE, COM PATROCÍNIO DO HOTEL MASSUNGUINE

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *