MORREU ontem (07), em circunstâncias ainda por explicar, o juiz Jerome Mnguni, de KwaZulu-Natal, África do Sul, que em Julho último presidiu o julgamento que ditou a prisão de Jacob Zuma.

O juiz Mnguni proferiu uma sentença por escrito no caso rejeitando o pedido de Zuma para suspender o seu mandado de prisão e disse que se o tribunal acedesse aos argumentos em nome de Zuma, a hierarquia será perturbada e não haverá finalização das decisões judiciais.

O juiz presidente Achmat Jappie de KwaZulu-Natal confirmou que recebeu a notícia da morte do juiz Mnguni ao meio da manhã de hoje, mas disse que os detalhes permanecem vagos neste momento.

Ele disse que foi informado pelo administrador do tribunal, que falou com a secretária do juiz Mnguni, que o juiz adoeceu “três ou quatro dias atrás” e foi internado em um hospital em Richards Bay. Ele morreu esta manhã.

“É absolutamente chocante”, disse o juiz Jappie.

O juiz Mnguni era membro sénior do judiciário de KwaZulu-Natal e tinha toda a sua carreira judicial pela frente. Ele havia sido nomeado para actuar no Supremo Tribunal de Recurso em Outubro e estava a ser considerado como Juiz Presidente do Tribunal de Recurso de Competições.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *