NoticiasAI

Morre príncipe Philip na inglaterra

O PRÍNCIPE Philip, marido da rainha Elizabeth II, morreu aos 99 anos nesta sexta-feira (9). Em nota, o Palácio de Buckingham confirmou a morte e informou que o príncipe fez a passagem “em paz”.

“É com muito pesar que a Vossa Majestade, a rainha, anuncia a morte de seu querido marido, o príncipe Philip, duque de Edimburgo. Vossa Majestade faleceu em paz nesta manhã no Castelo de Windsor”, diz o comunicado.

Natural da Grécia, Filipe é filho do príncipe André da Grécia e da Dinamarca e da princesa Alice de Battenberg. Foi expulso do país, juntamente com a sua família, quando tinha apenas 18 meses.

Em 1939, com 18 anos, juntou-se à Marinha Real Britânica, onde conheceu a rainha Isabel II, à data com apenas 13 anos, quando esta fazia uma visita à Real Escola Naval de Dartmouth. A partir desse momento, começaram a trocar correspondência. Antes do anúncio do casamento, abandonou os seus títulos gregos e dinamarqueses e naturalizou-se cidadão britânico.

Casaram-se em 1947, na Abadia de Westminster, depois do fim da Segunda Guerra Mundial, na qual Filipe combateu. Quando se tornou marido da monarca britânica, recebeu três títulos: duque de Edimburgo (pelo qual é mais conhecido), conde de Merioneth e barão de Greenwich. Filipe é, com a rainha, pai de quatro filhos: Carlos, Ana, André e Eduardo.

O seu papel na Casa Real britânica sempre esteve mais ligado à vida familiar, sendo que os seus biógrafos o apontam como o mais presente na educação dos filhos. O príncipe Filipe afastou-se dos deveres reais em 2017. Então, participava, como príncipe consorte desde 1952, em vários eventos, inaugurações e discursos.

Tornou-se patrono de mais de 780 organizações. No trono britânico há 69 anos, Isabel Alexandra Maria Windsor, nascida a 21 de Abril de 1926, em Londres, subiu ao trono em 1952, após a morte do pai, Jorge VI de Inglaterra. É actualmente a monarca há mais tempo no poder em todo o mundo. Já o seu filho, o príncipe Carlos, com 72 anos, detém o recorde como herdeiro do trono.

Fonte:Jornal Notícias