A política moçambicana está de luto. Perdeu a vida, na madrugada desta segunda-feira, o Presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Daviz Mbepo Simango, vítima de doença.

 

O fundador do MDM, a terceira maior força política nacional, estava internado na África de Sul, desde o passado dia 13 de Fevereiro, para onde foi transferido após apresentar algumas complicações de saúde, segundo Lutero Simango, Chefe da Bancada Parlamentar do partido e irmão mais velho do finado.

 

Para além de Presidente do MDM, Daviz Simango, de 57 anos de idade, era também Edil da cidade da Beira, o segundo maior centro urbano do país, cargo que ocupa desde Fevereiro de 2004, primeiro, em representação da Renamo (2004-2008), segundo como cidadão independente (2009-2013) e, por último, em representação do MDM (2014-2021).

 

Licenciado em Engenharia Civil, pela Universidade Eduardo Mondlane, Daviz Simango foi, por três vezes (2009, 2014 e 2019), candidato à Presidência da República, suportado pelo MDM, partido político que fundou a 6 de Março de 2009, depois de ter abandonado a Renamo por desentendimentos com Afonso Dhlakama, antigo líder do maior partido da oposição.

 

Refira-se que Daviz Simango é filho do primeiro Vice-presidente da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), Uria Timóteo Simango, executado extra-judicialmente pelo governo pós-independência. (Carta)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *