NoticiasAI

Morreu vice-presidente de Zanzibar que estava hospitalizado

Morreu vice-presidente de Zanzibar que estava hospitalizado

O vice-presidente da região semiautónoma de Zanzibar (Tanzânia), Seif Sharif Hamad, morreu hoje, três semanas após a revelação da sua hospitalização devido à covid-19, anunciaram hoje as autoridades.

As autoridades tanzanianas disseram recentemente que tinham sido “libertadas da covid-19”, mas os protestos estão a crescer no local face a um aumento do número de mortes, oficialmente devido a “pneumonia”.
A infecção pelo novo coronavírus e a hospitalização em Zanzibar de Seif Sharif Hamad, líder da oposição local há mais de 30 anos, foi tornada pública a 31 de Janeiro pelo seu partido, o ACT Wazalendo.
“Hamad morreu esta manhã no Hospital Nacional de Muhimbili em Dar es Salaam, onde estava hospitalizado desde 09 de Fevereiro deste ano”, disse hoje o presidente da região de Zanzibar, Ali Hassan Mwinyi, à televisão oficial.
“A nação perdeu um patriota. Declaro sete dias de luto e a bandeira nacional será colocada a meia haste durante esses dias”, acrescentou ele.
Numa mensagem publicada no Twitter, o Presidente da Tanzânia, John Magufuli, também expressou as suas condolências à família de Seif Sharif Hamad e ao ACT Wazalendo.
A causa da morte de Hamad não foi, contudo, avançada por qualquer um dos líderes.
A Tanzânia divulgou pela última vez os números oficiais sobre infecções por coronavírus em Abril de 2020 e anunciou um mês mais tarde, desafiando os testes, que tinha dado positivo para covid-19 numa papaia, codorniz e cabra.
Em Junho, Magufuli disse que as orações salvaram o seu país e declarou-o “livre de covid-19”. (RM /NMinuto)

Fonte:Rádio Moçambique Online