O VICE-PRESIDENTE sul-africano, David Mabuza, disse que os preparativos para o funeral de Winnie Madikizela-Mandela, falecida na segunda-feira, “caminham bem” e que o Governo e o ANC manterão o público informado sobre o assunto.

Falando ontem fora da casa de Winnie, em Orlando, Soweto, Mabuza agradeceu à família por abrir as portas a toda sociedade sul-africana e permitir que todos tivessem tempo de chorar a partida a “Mãe da Nação”.

“ (…) Vimos todos os partidos políticos aqui. Achamos que é a coisa certa. Vamos todos celebrar esta vida – uma vida bem vivida. Desta vida, tiramos coragem, inspiração e esperança”, salientou Mabuza., também vice-presidente do Congresso Nacional Africano (ANC).

“Queremos dizer ao nosso povo onde quer que esteja, que encontre tempo para lembrar esta líder (…) “, acrescentou.

Por seu turno, o ex-Presidente sul-africano Jacob Zuma diz que o país perdeu, com a morte Winnie Madikizela-Mandela, um dos seus pilares e forte líder.

Para Zuma, perdeu-se “não apenas uma mãe para a família, mas uma mãe para a organização, o ANC, e uma mãe para a nação. Um dos nossos pilares caiu. Ela era uma líder reconhecida não apenas no ANC, mas no país e no mundo. Não porque ela fosse esposa do nosso líder, o nosso ícone Nelson Mandela, mas porque em seu nome e direito próprio, ela deu uma contribuição para a nossa luta ”.

“Há muitos que se juntaram à luta porque a viram lutando com o marido na prisão. Ela representou muitas das mães que tiveram seus maridos nas prisões ou no exílio cujos nomes não são conhecidos, alguns nunca serão conhecidas. Ela representou esse cidadão no nosso país. Ela foi mãe de muitos. Ninguém pode duvidar da sua contribuição (…) ”, disse Zuma.

Nascida Nomzamo Winifred Zanyiwe Madikizela, Winnie Mandela morreu na segunda-feira, aos 81 anos, no Hospital Netcare Milpark, em Joanesburgo, depois de uma longa batalha contra uma doença renal.

A África do Sul vive agora dias de luto nacional até à realização do funeral de Estado no próximo dia 14. – TIMESLIVE

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *