NoticiasAI

Movimento fronteiriço em baixa esta Páscoa

O MOVIMENTO migratório durante a semana da Páscoa que amanhã inicia vai reduzir em cerca de 30 por cento comparativamente ao ano passado, segundo projecção do Serviço Nacional de Migração (SENAMI).

De acordo com a porta-voz do serviço, a previsão em baixa tem a ver com a situação económica da região, considerando que a maioria dos viajantes é proveniente de países que fazem fronteira com Moçambique.

No entanto, segundo Cira Fernandes, apesar da prevista redução do movimento, nos últimos dias registou-se uma tendência de aumento de fluxos nos postos de travessia, reconhecendo-se, no entanto, que, ainda assim, os números nunca chegarão a superar os registados nos últimos anos.

Por exemplo, segundo a fonte, na semana de 25 a 31 de Março último, o movimento migratório reduziu em 32 por cento, comparativamente com igual período de 2016, com os números a apontarem para um universo de 99.171 viajantes este ano, contra 145.632 do ano passado.

 “Com o aproximar do período da Páscoa, em que geralmente o movimento migratório aumenta, chamamos atenção a todos cidadãos para que evitem confiar o passaporte ou outro documento de viagem a estranhos, alegadamente para facilitar a tramitação no posto de travessia, face às longas filas habituais nesta época do ano. Entreguem os documentos nos guichets ou balcões de atendimento do SENAMI, onde se encontra funcionários devidamente uniformizados”, exortou.

Por outro lado, segundo Cira Fernandes, o SENAMI está a registar uma redução de pedidos de emissão de documentos, sendo que, de Janeiro a esta parte deram entrada apenas 7.216 pedidos, contra 9.364 registados em 2016. A maioria dos pedidos é de passaportes para nacionais, Documentos de Identificação de Residentes Estrangeiros (DIRE) e Vistos de fronteira para cidadãos imigrantes.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/sociedade/66427-movimento-fronteirico-em-baixa-esta-pascoa.html