A Montepuez Ruby Mining (MRM) e a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) acabam de renovar a parceria para o apoio ao Parque Nacional das Quirimbas (PNQ), localizado na província de Cabo Delgado, região norte do país.

 

O acordo tem por objectivo a implementação e execução de actividades atinentes à conservação da biodiversidade e bem-estar das comunidades residentes na zona-tampão do Parque Nacional das Quirimbas.

 

No âmbito da parceria firmada entre as partes, a Montepuez Ruby Mining reafirmou o seu compromisso, que teve início em 2018, e vai agora desembolsar mais 150.000 USD para um período de três anos (2021-2023). Por ano, a empresa irá disponibilizar uma parcela de 50.000 USD.

 

Os fundos serão destinados à protecção, fiscalização, administração, finanças, recursos humanos, bem como aos projectos de desenvolvimento comunitário. O acordo anterior, que vigorou de 2018 a 2020, proporcionou o mesmo nível de apoio ao QNP.

 

“Estamos orgulhosos dos progressos e resultados alcançados por esta parceria até à data e estamos encantados por continuar nos próximos três anos”, referiu Lucas Sete, Oficial Sénior de Ligação com a Comunidade da MRM.

 

Com uma área de 7.500 Km², o Parque Nacional das Quirimbas abrange ecossistemas marinhos e terrestres. No rol das espécies marinhas e terrestres protegidas, destacam-se a tartaruga, o dugongo, a baleia, o tubarão, o elefante, entre outras de grande porte.

 

No domínio da fauna, a área é atravessada por três rotas migratórias de elefantes. Possui, igualmente, leões, leopardos, búfalos, mabecos, pala-palas, aves de rapina (águias e flamingos), peixes de mangal, entre outros animais.(Carta)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *