MULHERES da localidade de Tomanine, no posto administrativo de Mubangoene, no distrito de Guijá, em Gaza, estão a ser treinadas em várias áreas de actividades económicas, com vista ao seu empoderamento.

Para o efeito, a ONU Mulheres, em parceria com o Instituto para a Promoção de Pequenas e Médias Empresas (IPEME), com o apoio do governo da Bélgica, promoveu há dias, neste ponto da província de Gaza, uma feira de empreendedorismo feminino e acesso aos serviços básicos.

De acordo com fonte das Nações Unidas, a iniciativa enquadra-se no âmbito do projecto “Igualdade de Género, Empoderamento Económico das Mulheres e Segurança Alimentar”, a ser implementado na província de Gaza, financiado pelo Governo do Reino da Bélgica no valor de 1.6 milhão de euros.

Entre várias actividades, os mentores da iniciativa promoveram na feira assistência técnica no licenciamento e desenvolvimento do agro-negócios, exposição de agro-pecuária e agro-processamento.

Na ocasião, também houve aconselhamento jurídico-legal, acesso aos serviços de saúde sexual e reprodutiva e serviços financeiros.

Além destas actividades, a ONU Mulheres promoveu a emissão de 2000 bilhetes de identidade e 1500 certidões de nascimento.

A organização considera que o evento foi bastante profícuo, na medida em que foram alcançados os resultados desejados.

“A nossa luta é promover as capacidades económicas das mulheres, facilitar acesso aos serviços básicos e a participação no processo da tomada de decisão”, disse Marie Laetitia Kaisire, representante interina da ONU Mulheres, acrescentando que a igualdade de género é também uma das lutas travadas por esta organização, considerando que as mulheres têm sido relegadas ao último plano quando se trata da tomada de decisões extremamente importantes para o futuro de uma sociedade.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *