Fazedores das artes e cultura, residentes locais e visitantes da cidade de Pemba, na província de Cabo Delgado, poderão ao longo dos próximos dias, desfrutar de programas ligados a promoção da arte e da cultura.

São iniciativas de varia ordem, cujo principal objectivo visa resgatar a imagem da autarquia local, actualmente beliscada por conta do terrorismo que assola o norte da província e inquieta turistas de vários pontos do país e do mundo em escalar Pemba, região banhada pela terceira maior baía do mundo.

Para o efeito, o município de Pemba, actualmente dirigido pelo jovem edil, Satar Abdulgani, está desde o passado sábado, 05 de outubro, a implementar a iniciativa “Pemba Yethu”, expressão kimwani, língua local, que numa tradução para português significa, nosso Pemba, cujo pontapé de saída foi marcado com o lançamento do concurso de beleza denominado “Miss Kissambi”.

Segundo o autarca, com o “Pemba Yethu”, pretende-se juntar as várias iniciativas tendentes a promoção do turismo e da cultura locais como é o caso do “Visite Cabo Delgado”, em implementação pela Direcção Provincial da Cultura e Turismo, e trazer ao de cima, as belas praias, a rica gastronomia, música e dança local e outros condimentos que fazem de Pemba em particular, e Cabo Delgado em geral, uma região de destaque no cerne cultural.

Satar Abdulgani não deu muitos detalhes em relação ao papel que cada interveniente poderá se evidenciar para tornar na iniciativa uma realidade, contudo, deu garantias de que os órgãos de comunicação social, os artistas, operadores turísticos, bem como a população em geral, serão chamados a darem a sua opinião nesta nova empreitada que configura como sendo um dos pontos de agenda do actual ciclo de governação municipal da cidade de Pemba que encerra em 2028.

“MISS KISSAMBI”

O programa “Pemba Yethu” foi lançado precisamente na mesma noite em que centenas de munícipes de Pemba e outros visitantes, presenciaram o início do concurso de beleza feminina, que juntou catorze jovens dos diferentes bairros da urbe.

Foi o município de Pemba, entidade mentora da iniciativa que decidiu apelidar a competição municipal de “Miss Kissambi”, á Kissambi, é nome dado a um tecido rígido, com estética peculiar e que carrega consigo uma beleza única.

E neste programa, o edil Satar Abdulgani, revelou que tem como razão de sua realização, promover o movimento recreativo local, com destaque para os jovens do sexo feminino que no caso específico têm preferência pela moda e ainda, tornar nestes movimentos, plataformas de criação de oportunidades para a juventude.

“Sabemos que temos jovens que procuram por uma oportunidade de formação, de emprego ou algo semelhante, então, através destes programas e junto dos nossos parceiros podemos arranjar bolsas de estudos, estágios profissionalizantes ou kits de emprego para o efeito, daí que convidamos a juventude para que abracem estas iniciativas.” – sustentou.

De acordo com a organização, depois da gala de apresentação, as competições estão marcadas para a noite de 19 á 20 de Outubro, momento este que serão conhecidas as vencedoras, cujo prémios variam entre 250 , 150 e 50 mil meticais respectivamente para o primeiro, segundo e terceiro posto.

Durante a abertura, os desfiles estiveram virados para os trajes de praia, executivo e africano, onde os músicos Gerson Mariano, Tiddy Rock LP, os DeeJays Inzu e Larcen (estes de Pemba), e o músico Calisto Ferreira, baseado na cidade da Beira, animaram os presentes. (RM)

Fonte:Rádio Moçambique Online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *