O Município entregou esta sexta-feira (09) o canal de Mulauze, após desassoreamento, bem como a bacia de retenção e drenagem das águas pluviais da Rua da Malhangalene, que irão permitir melhor controlo e aliviar a população que sofria de inundações na época chuvosa.

As obras no rio Mulauze, com a duração de 365 dias, circunscreveram-se no desassoreamento do canal principal, em toda a extensão de uso agrícola,num cumprimento de cerca de 16 quilómetros, reparação e manutenção de comportas, pontecas, drenagens e algumas vias de acesso. 

O presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMCM), Eneas Comiche, disse que os empreendimentos vão disponibilizar mais acesso à água para a rega das machambas, aumentando assim a quantidade e qualidade de produção agrícola.  

Indicou que o cultivo de hortícolas não vai mais ser interrompida, uma vez que com a reabilitação o leito passou a ter maior capacidade de encaixe, aliviando as machambas das inundações.

“Mesmo em épocas secas terão água e a situação de inundações está também acautelada”, clarificou.

O autarcaalertou aos munícipes, sobretudo os produtores locais, para o bom uso das infra-estruturas, evitando deitar lixo e outras substâncias que podem reduzir a nada o esforço da edilidade.

Na inauguração da bacia de retenção das águas pluviais de Malhangalene, uma obra com uma área de cerca de 1.740 metros quadrados e um volume de encaixe de 3.200 metros cúbicos, referiu que a obra vai reduzir os problemas de inundações nas vias e habitações vizinhas, melhorando a vida dos munícipes que viviam em constantes ameaças de contrair doenças.

Acrescentou que a obra resulta de contribuições dos munícipes, daí o apelo para uma  maior vigilância para que as infraestruturas não sejam vandalizadas.

Aconstrução da bacia, orçado em cerca de 23 milhões de meticais,iniciou no ano2018e teve várias interrupções, primeiro, devido ao reassentamento de 16 famílias que viviam nas redondezas e, mais tarde, das chuvas intensas que assolaram a capital do país.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *