O Governo de Namaacha, na província de Maputo, lançou recentemente um conjunto de projectos de investimento com o objectivo de viabilizar a economia do distrito.

Do conjunto de projectos, divulgados durante a 1ª Conferência Económica de Namaacha, destacam-se a construção de unidades de processamento de frango e carne bovina, de instâncias turísticas na cascata do distrito, plantação de viveiros para a produção de hortícolas, morango e flores.

Segundo a administradora de Namaacha, Suzete Dança, o objectivo principal é tornar o distrito num centro de produção da fruta, hortícolas, carne vermelha, frangos de corte e ovos, para permitir o desenvolvimento socioeconómicoe proporcionar um ambiente institucional adequado para o desenvolvimento equilibrado.

A fonte, que falava perante numerosos agentes económicos nacionais e oriundos de alguns países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), realçou que o distrito possui um plano estratégico de desenvolvimento que incorpora projectos estruturantes.

“Neste plano, foram desenhadas estratégias de intervenção de modo a alcançar com eficiência e eficácia um crescimento económico equilibrado e sustentável que visa reduzir a pobreza e melhorar as condições de vida da população”, disse.

Suzete Dança, intervindo na abertura da conferência de dois dias, afirmou ainda que o plano, também denominado PEDD previa a construção de dois sistemas de abastecimento de água, bem como a abertura de 12 furos deste líquido precioso, a reabilitação de duas casas agrária e de um centro para a engorda do gado bovino, a edificação  de 17 tanques piscícolas, entre outras acções.

“Muitos destes projectos foram já implementados, para além de ter sido estabelecidos uma unidade de agroprocessamento, um silo, dois centros de campismo, uma estância turística e duas represas, só para citar alguns exemplos”, frisou.

De referir que o distrito tem um elevado potencial para o desenvolvimento da indústria extractiva devido a abundância de pedra e areia para construção, para além de ser rico em recursos hídricos, tomando em consideração que é atravessado pelos rios Mabenga, Movene, Úmbelúzi, Changalane, Kalechane, Impaputo e Mazimunhama, todos eles com capacidade para irrigar campos agrícolas e desenvolver a aquacultura.

Outras potencialidades de Namaacha incluem terra arável para a prática de agricultura e um relevo adequado para a instalação de diques e represas.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/economia/72620-namaacha-projectos-de-investimento-impulsionam-economia.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *