Normal
0

false
false
false

EN-US
X-NONE
X-NONE

MicrosoftInternetExplorer4

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Table Normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0in 5.4pt 0in 5.4pt;
mso-para-margin:0in;
mso-para-margin-bottom:.0001pt;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:10.0pt;
font-family:”Times New Roman”,”serif”;
mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;}

O DISTRITO de Namarrói, na província da Zambézia, destacou-se no incremento da produção de comida com vista a garantir a segurança alimentar e geração da renda, em cumprimento da orientação presidencial lançada em 2016.

 

O Presidente da República, Filipe Nyusi, que orientou ontem um comício popular na vila-sede distrital de Namarrói, reconheceu o empenho do governo e produtores locais na materialização do objectivo, depois de o distrito ter sido afectado pelos desastres naturais de 2015 que deixaram a população numa situação de dependência.

Segundo Chefe do Estado, o distrito de Namarrói reagiu positivamente ao investimento feito na reabilitação da capacidade produtiva, nomeadamente a alocação de insumos agrícolas, que permitiram a colheita de 273 mil toneladas de produtos agrícolas diversos, a captura de 19 mil toneladas de peixe em cativeiro e capitalização de pequenas iniciativas de produção de frangos, para a melhoria da dieta alimentar e nutricional.

O incremento dos índices de produção agrícola e pecuária veio mudar a forma de estar da população que já não fala de fome, mas sim da necessidade de um banco para depositar as poupanças, escola do ensino técnico-profissional, hospital de referência, estradas asfaltadas, bem como de transporte de pessoas mais condigno.

Apesar da melhoria, Nyusi reiterou o apelo para que a população continue a apostar na produção de alimentos e de culturas de rendimento, a exemplo de tabaco, girassol, gergelim e soja, como uma oportunidade para vender mais e ganhar dinheiro, o que poderá estimular a banca a implantar-se no distrito.

O distrito de Namarroi localiza-se na região norte da província da Zambézia e possui excelentes condições agro-ecológicas para a produção de cereais e culturas de rendimento. No passado, grandes companhias produziram café e cacau, existindo condições de base para relançar estas culturas, como infra-estruturas físicas, nascentes para irrigação e clima.

Ainda ontem Filipe Nyusi visitou um aviário no distrito de Namarrói. Trata-se de uma iniciativa de um pequeno empreendedor que está a criar frangos e a produzir ovos, cujo destino principal é o mercado local.

Entretanto, durante a interacção com a população, o Presidente da República mostrou-se preocupado com altos índices de malária que podem constituir um sério constrangimento ao desenvolvimento.

Dados apontam para mais de três mil casos da doença, afectando sobretudo a mulher e a criança. Convidou as autoridades comunitárias para liderarem as campanhas de prevenção, nomeadamente limpeza, eliminação de resíduos sólidos e tratamento.

Os residentes locais pedem ao Chefe do Estado para mobilizar transportadores de passageiros para colocarem no distrito viaturas do tipo “mini-bus”, pelo facto de estarem cansados dos vulgos “My love”. Outra inquietação está associada à falta de estrada asfaltada da EN1 para a vila sede distrital, centros de saúde nas localidades e um hospital rural na vila com capacidade de internamento e cirurgia.

Em jeito de resposta, o Presidente Nyusi disse que no âmbito do Plano Económico e Social deste ano está prevista a reabilitação das estradas Namarrói-sede a Gurué e Namarrói/ Ile, na Estrada Nacional (EN1) para permitir maior fluidez do trânsito rodoviário e trocas comerciais.

Hoje, o Chefe do Estado trabalha no distrito de Molumbo, onde espera reunir-se com os líderes comunitários e religiosos para ouvir as suas ideias sobre o processo de governação. Molumbo é um novo distrito e neste momento debate-se com muitas dificuldades de infra-estruturas públicas para assegurar o funcionamento das instituições.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *