O Governo da província de Nampula decidiu ajustar a tarifa de transportes semicolectivos interdistritais de um para 1,25 Meticais o quilómetro. A decisão foi tomada na V Sessão Ordinária do Governo provincial, que teve lugar na última sexta-feira.

 Segundo o porta-voz do encontro, Agostinho Zacarias, as novas tarifas entram em vigor logo que o governo provincial emitir um comunicado, em concertação com a Associação dos Transportadores (ASTRA).

De acordo com a nova tabela, as pessoas que viajam para a distância mais longa, por exemplo da cidade capital ao distrito de Memba, num troço de 250 quilómetros, passam a pagar a tarifa individual de 313 Meticais contra os anteriores 250 Mt, e da cidade capital a Marratane, percurso mais curto, cada passageiro passa a desembolsar 25 Meticais contra os anteriores 20 Meticais.

Zacarias explicou que este reajuste deve-se, sobretudo, ao aumento do preço dos combustíveis nos últimos tempos, assim como ao desgaste dos meios de transporte devido às más condições das vias de acesso que levam aos distritos da província.

Este ajustamento é uma acção combinada pela ASTRA e depois concertada pelo Governo provincial. A tarifa anterior terminou (quinta-feira) e a nova começa efectivamente a vigorar qualquer dia, pois, neste momento, apenas falta uma comunicação junto a ASTRA e aos transportadores”, disse o porta-voz do executivo de Nampula.

Faguir Marua, utente, disse que “isso era de esperar e nós sempre é que somos vítimas. Só que no meio de tudo isso, ainda somos roubados. Olha que o quilómetro custa um Metical e nós pagámos mais que isso. Por exemplo, de Nampula a Nacala são quase 190 quilómetros, mas somos cobrados 200 meticais ao envés de 190, e de Nampula a Namialo são 90 quilómetros e pagámos 100 meticais. Não imagino agora o que será de nós”, acrescentou.

Entre Outubro do ano passado e Março deste ano, os preços de combustíveis foram reajustados duas vezes.

Nesse intervalo, o litro de gasolina passou de 47,52 Mt para os actuais 56,08 Mt, o gasóleo de 36,81 Mt para 51,89 Mt, e o petróleo de iluminação, usado pela maioria da população, passou de 28,64 Mt para 41.61 Meticais o litro.(AIM)

 

 

 

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/sociedade/66319-nampula-agrava-tarifa-de-transporte-interdistrital.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *