AS províncias de Nampula e Zambézia registaram este ano melhorias na fluência de leitura e escrita nas classes iniciais, como resultado das intervenções do Governo e contribuição das organizações da sociedade civil.

Esta é a constatação de um relatório apresentado recentemente, em Maputo, pelo Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC), sobre o sector da Educação no país.

Segundo Momade Bin, gestor do projecto “Eu Leio”, implementado nas duas províncias, a evolução na leitura dos alunos de 2ª para a 3ª classe é diferente, por isso há mais alunos desta última com fluência de leitura do que na anterior.

O estudo foi realizado em quatro províncias, nomeadamente Gaza, Manica, Nampula e Zambézia, abrangendo 194 escolas de 18 distritos.

Os assuntos mais frequentes e críticos nas avaliações têm que ver com as más condições de infra-estruturas escolares, falta de salas de aula e carteiras, fraca assiduidade, absentismo e a má conduta dos professores.

De acordo com Bin, nota-se melhoria nos locais onde os projectos implementam as suas actividades e apoiam os mecanismos de participação e gestão escolar.

A fonte disse ainda que contribuíram para a melhoria das competências de leitura nos alunos, o aumento do número de professores treinados em metodologias de ensino para o desenvolvimento de capacidades de leitura de crianças nas classes iniciais.

Por outro lado, houve aumento do tempo que os professores dedicam para o ensino e desenvolvimento de habilidades de leitura e alfabetização para crianças nas escolas de intervenção.

Segundo Momade Bin, a provisão de livros da língua Portuguesa pelo Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MEDH) para a aprendizagem da oralidade, escrita e leitura também é um dos factores do sucesso, para além doaumento da participação dos pais na educação dos filhos.

Segundo o relatório, cerca de 79,5 por cento dos directores das escolas confirmaram que o apoio dos pais e o monitoramento da educação das crianças é um factor-chave para reduzir o absentísmo de alunos e dos professores, assim como o aumento do tempo que os alunos passaram na escola a aprender.

O relatório recomenda que o MINED fortaleça a aplicação de medidas contra ausências injustificáveis de professores, devido à baixa aplicação de sanções de desconto salarial  nestas situações.

Impoê-se, igualmente, o reforço da divulgação do código de conduta, deontologia e ética dos professores para aumentar o seu empenho como educadores no desenvolvimento educacional das crianças.

De igual modo, oMINED deveria fortalecer a aplicação de medidas contra os professores acusados de abuso e violência contra crianças nas escolas, especialmente contra o castigo corporal.

O evento contou com a presença de representantes do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), especialistas em educação, académicos, organizações da sociedade civil e parceiros de cooperação interessados no assunto.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/sociedade/74163-nampula-e-zambezia-melhora-competencia-de-leitura-e-escrita-nas-classes-iniciais.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *