Três empresários e um ex-astronauta da Nasa decolaram à ISS nesta sexta-feira (8) com foguete da SpaceX. Missão da Axiom Space marca um novo movimento de privatização da órbita baixa do planeta. Larry Connor, Mark Pathy, Michael López-Alegría e Eytan Stibbe, tripulantes da missão Ax-1
Divulgação
A Estação Espacial Internacional (ISS) deve receber quatro novos tripulantes nesta sexta-feira (8). Os viajantes são membros da primeira missão totalmente privada enviada para o laboratório espacial.
Os astronautas particulares decolaram de uma base no Cabo Canaveral, na Flórida, por volta das 12h10. Eles devem se juntar aos demais membros da Estação Espacial Internacional cerca de duas horas após o lançamento.
O evento marca um novo passo rumo à privatização da chamada órbita baixa – região onde se encontram satélites e a própria ISS.
Blue Origin, de Jeff Bezos, realiza quarta missão espacial tripulada
Sabe tudo sobre a nova corrida espacial? Faça o teste e descubra
A missão terá 10 dias de duração, sendo que em 8 dias os tripulantes ficarão a bordo da ISS. Batizada de Ax-1, a missão é organizada pela empresa Axiom Space, que contratou o voo da SpaceX, do bilionário Elon Musk.
Transmitido pelo canal oficial da companhia espacial de Musk, o evento teve mais de 130 mil expectadores. No foguete, estão três empresários que pagaram dezenas de milhões de dólares cada um e um ex-astronauta que já esteve na ISS. Esses são os passageiros da Ax-1:
Michael López-Alegría (comandante): ex-astronauta da Nasa e vice-presidente da Axiom Space
Larry Connor (piloto): empresário americano e chefe da empresa de investimento imobiliário Connor Group, será da Ax-1
Mark Pathy (especialista de missão): empresário canadense e presidente da empresa de investimentos Mavrik
Eytan Stibbe (especialista de missão): investidor e ex-piloto de caça israelense
De acordo com o chefe da Axiom Space, Michael Suffredini, “eles realizarão pesquisas importantes”. Os tripulantes farão 25 experimentos científicos, alguns deles sobre células-tronco ou a saúde do coração, em colaboração com centros de pesquisas sobre a Terra.
Em entrevista coletiva antes da missão, o comandante afirma que o propósito da “visita” ao laboratório espacial tem relevância científica.
“Não somos turistas espaciais”, disse Lopez-Alegria em entrevista coletiva. “Não são férias.”
Criação de uma ISS privada
Por outro lado, a Axiom Space também possui interesses comerciais. De acordo com a empresa, essa será a primeira de várias visitas à ISS para estudo – a companhia planeja construir uma estação espacial privada.
A Axiom Space tem um acordo para realizar quatro missões com a SpaceX. A Nasa, que cobra pela estadia na ISS, já aprovou o início da Ax-2, a segunda missão da empresa.
Axiom Space contratou a SpaceX para levar seus astronautas particulares para a ISS
Divulgação
Os “astronautas particulares planejam pesquisas com impacto real”, afirma Robyn Gatens, diretora da ISS, em entrevista d. A tripulação também aproveitará a oportunidade para trazer experimentos da Nasa para a Terra, o que, segundo ela, será muito útil, uma vez que o laboratório aéreo se encontra abarrotado.
Musk aposta em foguete Starship pronto para voo orbital este ano
Sabe tudo sobre a corrida espacial dos bilionários? Faça o teste e descubra
O movimento de privatização da órbita baixa é incentivado pela Nasa, que não quer mais precisar gerenciar a operação de uma estação, e sim contratar os serviços de estruturas privadas, para se concentrar na exploração longínqua.
Em 2021, a Rússia também enviou novatos para a ISS: uma equipe de filmagem para rodar um filme, além de um multimilionário japonês e seu assistente.
SpaceX: 10 pontos sobre a companhia e seu polêmico fundador, Elon Musk
Com informações da agência France Presse.

Globo Tecnologia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *