Uma central eléctrica solar, com capacidade para gerar 40 MegaWatts, será construída a partir de Março próximo no distrito de Mocuba, província da Zambézia, num investimento de 80 milhões de dólares americanos, resultantes de uma parceria público-privado.

A infra-estrutura será ligada a uma rede a ser desenvolvida numa parceria entre a Scatec Solar, o Norfund e a Electricidade de Moçambique (EDM), segundo informação avançada pelo Presidente do Conselho de Administração da EDM, Mateus Magala, no decurso do fórum de negócio entre Moçambique e a Noruega.

A construção do empreendimento é coberta por um acordo rubricado no ano passado quando da visita do ministro norueguês dos Negócios Estrangeiros, Borge Brende. O projecto é o primeiro no país de produção de energia solar em grande escala, representando um importante passo na realização do objectivo nacional de incrementar a geração de energia renovável.

Segundo Magala, a central solar de Mocuba é muito importante porque vai definir uma nova maneira de estar no país, na área de produção de energia solar em grandes quantidades.

“Este projecto vai começar no próximo mês de Março e vai durar 10 meses”, disse.

De acordo com a fonte, outro projecto estruturante em perspectiva, é o da central de Temane, que prevê a geração de 400MW de energia eléctrica a partir do gás natural. Associado a esta iniciativa está a construção de uma linha de transmissão ligando Temane, na província de Inhambane, e Maputo, numa distância aproximada de 700 quilómetros.

“Neste momento, estamos numa fase muito avançada e esperamos que dentro deste ano possamos fazer o fecho financeiro e começar a implementação do projecto no próximo ano, tal que em 2021 possamos injectar energia na rede”, disse Magala.

Magala disse que estes projectos fazem parte de uma gama de projectos que a sua empresa esta a levar acabo, que são estruturantes e transformacionais é a conclusão da Central Térmica de Maputo, considerada a maior de todos projectos deve entrar em funcionamento em Agosto próximo.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *