NoticiasAI

Niassa vai produzir semente de batata-reno

SSC Combined Graduate Level Examination

2nd Loop EP alt Text

Um projecto para produção de sementes de batata-reno certificada e de qualidade reconhecida para abastecer as regiões produtoras da cultura alimentar no país será implementado no distrito de Lichinga, província de Niassa.

A iniciativa pretende poupar dos cofres do Estado cerca de três milhões de dólares anuais investidos na aquisição do insumo nos países vizinhos.

O facto foi revelado por Sérgio Gouveia, quadro sénior da África Center Matama, empresa de capitais mistos cuja vocação é a produção de sementes certificadas de diversas culturas alimentares.

O facto foi revelado ao Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, no quadro da visita efectuada ontem ao empreendimento que funciona no distrito de Lichinga.

Sérgio Gouveia disse na ocasião que a AC Matama dispõe de condições técnicas para iniciar a produção de cerca de duas mil toneladas anuais de semente certificada de batata-reno e colocar no mercado nacional para os interessados.

Gouveia anotou que a província de Niassa e em particular a cidade de Lichinga dispõe das condições ideais destacando-se o clima para produção de sementes de batata-reno. A empresa explora uma área agrícola com condições para construção de sistemas de irrigação adicionais para produzir durante o ano, afirmou.

A fonte garantiu ainda que a AC Matama pode solicitar crédito à banca comercial a qualquer momento para adquirir sistemas de frio exigidos para conservação da semente de batata- reno que é neste momento a única ferramenta em falta para avançar com a iniciativa.

Fonte:Jornal Notícias