Nova Deli marca nova data para execução de condenados por violação

Um tribunal de Nova Deli marcou hoje uma nova data, 20 de Março, para a execução de quatro homens condenados à morte por violação em grupo de uma jovem em 2012, um crime que causou grande comoção na Índia.

A execução, que já foi marcada quatro vezes, foi decidida depois de, teoricamente, os quatro acusados terem já esgotado todos os recursos legais de que dispunham para conseguir a comutação da pena.
Os quatro serão enforcados em 20 de Março às 05:30, horário local (2:00 em Maputo), indicou a ordem do juiz Dharmender Rana.
As execuções por enforcamento foram determinadas em 2017, mas adiadas devido aos vários recursos dos violadores.
A defesa dos quatro condenados conseguiu adiar a data das execuções nas três ocasiões anteriormente agendadas introduzindo os recursos para cada um dos condenados separadamente, e de cada vez que o tribunal estabelecia uma nova data para as execuções.
O advogado de um dos condenados, A.P.Singh, assegurou , esta quinta-feira “entretanto, que existem medidas legais” para apelar.
Inicialmente, seis homens foram acusados de participar no crime, mas um foi libertado após uma breve detenção por ser menor de idade e outro cometeu suicídio antes do julgamento.
A jovem de 23 anos, estudante de fisioterapia, foi atacada num autocarro em Dezembro de 2012, depois de ir ao cinema com um amigo.
Os atacantes violaram a estudante, infligiram-lhe ferimentos internos com uma barra de ferro, com a qual também espancaram o seu amigo.
A estudante e o amigo foram abandonados despidos à beira de uma estrada.
A jovem morreu, devido os graves ferimentos, duas semanas depois em Singapura, para onde foi transportada para receber atendimento especializado.
Dezenas de milhares de indianos saíram às ruas para protestar contra o ato bárbaro que a jovem sofreu.
A tragédia levou a uma revisão das leis sobre abuso sexual na Índia, mas que ainda não foi suficiente para travar as frequentes violações contra mulheres e raparigas naquele país. (RM /NMinuto)

Fonte:Rádio Moçambique Online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *