A TRANSIÇÃO para o período pós-pandemia poderá ser acelerada pela vacinação e adopção de comportamentos adequados no cumprimento das medidas de prevenção por parte de toda a sociedade.

Esta posição foi defendida esta quinta-feira (17) pelo director geral do Instituto Nacional de Saúde (INS), Ilesh Jani, no encerramento da II Conferência Científica sobre a Covid-19, na cidade de Maputo.

Janiacrescentou que, a partir deevidências científicas discutidas, ficou mais claro que a pandemia ainda não chegou ao fim, e continuaremos a sofrer o impacto da transmissão do SARS-CoV-2, as vezes em alta transmissão, assim como em períodos de baixa transmissibilidade.

Duranteos dois dias do evento,foram abordados assuntos actuais e nacionais, bem como os desafios no combate a pandemia. “Em duas sessões com seis painéis de debate de evidências científicas, houve participação de 37 técnicos, cientistas e investigadores de várias instituições nacionais e estrangeiras”, relatou.

De acordo com o director geraldo INS, a II Conferência Científica sobre a Coivid-19 providenciou uma oportunidade para trazer a luz evidências científicas novas que foram discutidas de forma multidisciplinar, e serão compiladas em relatório e enviadas às autoridades governamentais e divulgadas para a sociedade no geral.

Este evento teve a particularidade de discutir temas da actualidade, tais como, variantes genéticas do vírusSARS-CoV-2, tipos de vacinas contra a Covid-19, com participação presencial ou virtual de oradores nacionais e estrangeiroseda sociedadeem geral,  através das redes sociais.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *