O novo presidente eleito da República Democrática do Congo (RDC), Félix-Antoine Tshisekedi Tshilombo, será empossado amanhã, quinta-feira, 24, em Kinshasa, apurou ontem a Angop junto dos serviços de apoio da nova presidência, na capital congolesa.

Segundo a fonte, a cerimónia de investidura de Tshisekedi devia, normalmente, ter lugar terça-feira, por imposição legal e constitucional, mas foi atrasada em mais dois dias “por razões de ordem logística e organizativa”.

“Em princípio está tudo a postos para que a cerimónia se realize quinta-feira. Isto, porém, não impede que possam surgir, eventualmente, situações adversas capazes de forçar um novo atraso, mas tudo está a ser feito para o dia 24”, confirmou a fonte ligada aos preparativos do evento.

Tshisekedi foi proclamado pelo Tribunal Constitucional vencedor das eleições presidenciais de 30 de Dezembro de 2018, com 38,57 % dos votos, derrotando os mais de 10 outros candidatos, incluindo o seu principal rival Martin Fayulu Madidi (34,85%) e o candidato governamental, Emmanuel Ramazani Shadary (23,84%), na terceira posição.

A Constituição congolesa determina que o presidente eleito seja investido nos dois dias seguintes à proclamação dos resultados definitivos pelo Tribunal Constitucional, o que veio a acontecer a 19 de Janeiro corrente.

Ainda nos termos do mesmo texto fundamental, o presidente da república, que é eleito por sufrágio universal directo, para um mandato de cinco anos renováveis, presta juramento perante o Tribunal Constitucional.

Por seu turno, a nova Assembleia Nacional tem a sua abertura e investidura previstas para 26 de Janeiro corrente, segundo o presidente da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), Corneille Nangaa Yobeluo, que falava durante uma conferência de imprensa esta segunda-feira, em Kinshasa.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *