O número de conflitos laborais no país caiu 25 porcento, de quatro para três mil no ano passado, devido ao aumento de falências de pequenas e médias empresas, disse hoje a Organização dos Trabalhadores Moçambicanos (OTM), a maior entidade sindical do país.

O secretário-geral da OTM, Alexandre Munguambe, falando na Televisão de Moçambique, disse que o número de conflitos laborais caiu de quatro mil, em 2017, para três mil, em 2018.

“Esta queda não tem a ver com uma maior eficácia na resolução de conflitos laborais, mas está relacionada com o incremento de casos de falência”, declarou Munguambe, que não especificou o número de empresas, que fecharam no ano passado.

A agricultura, segurança privada, serviços e construção civil são os sectores de maior conflitualidade laboral no país, acrescentou.

A falta e atrasos no pagamento de salários e o desrespeito dos horários de trabalho por parte das entidades laborais são as principais causas de litígio nas relações de trabalho, frisou o secretário-geral da OTM.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *