NoticiasAI

Nyeleti Mondlane defende coesão e unidade nacional

NYELETI Mondlane, filha do fundador da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), Eduardo Mondlane, apelou aos moçambicanos a cultivarem o espírito de unidade nacional por ser a chave para o país alcançar prosperidade e o bem-estar social.

Agindo desta forma, segundo Nyeleti Mondlane, os moçambicanos estarão a valorizar e a dar seguimento ao legado deixado pelo seu pai e pelos demais compatriotas que abdicaram de tudo, para lutar por um país livre da colonização e de qualquer outra forma de exploração.

Falando depois da homenagem aos heróis nacionais, pela passagem de mais um 3 de Fevereiro, Nyeleti Mondlane, actual Ministra da Juventude e Desportos, mostrou-se satisfeita pelo facto de um dos maiores sonhos de Eduardo Mondlane estar realizado e a ser desfrutado pelo seu povo: a independência nacional.

No entanto, reconhece haver desafios, como em qualquer sociedade em construção, mas que os moçambicanos têm sabido ultrapassar cientes de que algum dia vencerão e saberão dar valor à soberania, para a qual os heróis lutaram para a sua materialização.

“Não é um projecto fácil. Se olharmos para os países chamados do primeiro mundo, eles também têm desafios. Mas é preciso a unidade nacional, que não é um chavão, mas um projecto real. Cabe a nós todos saber abraçar o princípio de unidade nacional”, reconheceu.

Para Nyeleti Mondlane, abraçar o princípio de unidade nacional significa acelerar as ideias positivas, pondo as crianças na escola e assegurar que tenham uma educação condigna.

Nyeleti Mondlane está envolvida em trabalhos na Fundação Eduardo Mondlane, onde faz supervisão do projecto criado em 2000 por sua mãe Janet Mondlane, com o intuito de fazer captação e preservação do legado de Mondlane.

Fonte:JornalNoticias