O PRESIDENTE da República e Presidente em exercício da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), Filipe Nyusi, apresentou no início desta tarde o seu discurso de homenagem ao falecido presidente da Tanzânia, John Magufuli.

No discurso proferido em língua Suahili, Nyusi exaltou os feitos de John Pombe Magufuli e fez promessa de todos presidentes da SADC não vacilaram na defesa dos seus povos com dedicação.

Referiu ainda que durante o exercício da função de presidente da SADC, Magufuli participou activamente na definição da visão 2020/50 e no plano estratégico 2020/30 deste organismo, que visa o desenvolvimento inclusivo.

Nyusi recordou a sua recente visita, durante a qual, cerca de 6 horas de madrugada e telefonou a solicitar que fossem trabalhar e discutiram com cordialidade sobre a segurança, paz e desenvolvimento entre os dois países.

Falou das relações histórias e de solidariedade que a Tanzânia sempre teve desde o início da luta pela independência dos países da África Austral, que serviu de retaguarda segura e para os movimentos de luta contra o colonialismo, tais como Moçambique, Zimbabwe, Angola, Namíbia e sobre o papel deste país na contra o regime do Apartheid na África do Sul.

Para além do Presidente Filipe Nyusi, discursaram Uhuru Kenyatta, do Quénia, Cyril Ramaphosa (África do Sul), Mokgweetsi Masisi (Botswana), Lazarus Chakwera (Malawi), Edgar Lungu (Zambia), Emmerson Mnagagwa (Zimbabwe), Azali Assoumani (Comores) e do vice-presidente do Ruanda.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *