NoticiasAI

O Reino Unido deixará a União Europeia esta sexta-feira

O Reino Unido deixará a União Europeia esta sexta-feira

O Reino Unido está a criar uma nova parceria na Europa, que se baseia em laços comuns de amizade e cooperação com soberania igual, com maior autonomia democrática e uma voz clara e independente para falar e agir sobre assuntos relevantes ao país.

 A Saída da União Europeia (EU) é uma oportunidade para o Reino Unido demonstrar o significado de uma Grã-Bretanha verdadeiramente global, inclusive explorando novas oportunidades comerciais com parceiros como Moçambique.

O Reino Unido será o mesmo país: confiável, aberto e justo. Esperamos continuar a trabalhar de forma estreita e construtiva com a EU e outros parceiros bilaterais.

Durante o período de transição, o Reino Unido e a UE concordaram que o Reino Unido será tratado como um Estado-Membro para efeitos de acordos internacionais da UE com países terceiros. Em Setembro do ano passado, o Reino Unido assinou um Acordo de Parceria Económica com a União Aduaneira da África Austral e Moçambique (SACU + M) que permitirá que as empresas continuem negociando livremente após o término do período de transição. Também continuará a apoiar o desenvolvimento económico desses parceiros da Commonwealth, lançando as bases para novos negócios e investimentos no futuro.

Ao mesmo tempo, como uma verdadeira Grã-Bretanha global, permaneceremos comprometidos com as questões vitais de hoje e desempenharemos o nosso papel em garantir um mundo melhor, mais justo e mais seguro para o amanhã.

Somos líderes globais na acção climática, tornando-nos na primeira grande economia a consagrar legalmente o compromisso de atingir as emissões líquidas de carbono zero até 2050. Ao lado da Itália, vamos acolher a COP26 por forma a galvanizar os esforços internacionais para combater as mudanças climáticas.

Na semana passada, Londres sediou a Cimeira de Investimento Reino Unido-África, na qual participaram o Presidente Nyusi e outros 15 Chefes de Estado e de Governo Africanos. O Reino Unido estabeleceu a sua ambição de aumentar os vínculos comerciais e de investimento com África, construindo um relacionamento mais forte e de longo prazo com os países africanos, com base no comércio, investimento, valores em comum e interesse mútuo.

O Reino Unido também permanece profundamente comprometido em trabalhar com os parceiros da Commonwealth, como Moçambique, para responder aos desafios em comum, inclusive através da Cimeira dos Chefes de Governo da Commonwealth, a se realizar em Ruanda ainda este ano. (RM)

Fonte:Rádio Moçambique Online