O grupo Occidental Petroleum Corporation vai vender os activos de petróleo e gás da Anadarko Petroleum em África, nomeadamente, em Moçambique, ao grupo francês Total, por 8,8 mil milhões de dólares, ao abrigo de um acordo divulgado domingo.
Este acordo está, no entanto, dependente da compra da Anadarko Petroleum pela Occidental Petroleum Corporation, que enfrenta o interesse manifestado pelo grupo Chevron Corporation, com o qual, aliás, já havia sido alcançado um acordo de fusão.
A Occidental Petroleum Corporation está a oferecer 38 dólares em dinheiro por acção e 0,6094 acções próprias por cada acção ordinária da Anadarko Petroleum, ao passo que a Chevron Corp oferece 16,25 dólares em dinheiro e 0,3869 acções próprias por cada acção ordinária da Anadarko Petroleum.
Segundo a AIM, as duas propostas contemplam ainda a assunção da dívida da Anadarko Petroleum, estimada em 15 mil milhões de dólares.
A presidente Executiva da Occidental Petroleum, Vicki Hollub, disse, num comunicado, a que a Macauhub teve acesso, que a venda dos activos da Anadarko Petroleum em África ajudaria a simplificar o processo de integração das duas petrolíferas.
Vicki Hollub disse ainda que o acordo alcançado com o grupo Total é vinculativo e que o desinvestimento nos activos africanos terá lugar em simultâneo com a compra da Anadarko Petroleum, pouco tempo depois.
A Anadarko Petroleum está presente em quatro países de África, nomeadamente, África do Sul, Argélia, Gana e Moçambique, funcionando, neste último país, como operador de um projecto de gás natural com reservas comprovadas de 75 biliões de pés cúbicos.

 

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *