NoticiasAI

Olé, olé… festa rija na recepção aos Mambas

Mambas foram recebidos com muita euforia no Aeroporto Internacional de Maputo

O relógio marcava 21h00 no território moçambicano quando uma multidão de adeptos invadiu, ontem, o aeroporto internacional de Maputo para receber a selecção nacional de futebol. Eram centenas de pessoas, entre crianças, jovens e adultos, todos com um e único propósito de ovacionar os mambas, depois da saborosa vitória diante da Zâmbia, na tarde de sábado último, em Ndola.

Cânticos e aplausos antecederam a chegada dos “heróis de Ndola”, com o público a gritar efusivamente o nome de alguns atletas e do técnico, Abel Xavier. A equipa de agentes de protecção pública montada para garantir a segurança dos atletas foi insuficiente para manter a calma entre os adeptos dos mambas. Alguns cartazes já denunciavam o ambiente festivo de cada um dos moçambicanos ali presentes, aliás, era quase impossível controlar os ânimos.

Depois de trinta minutos de espera, chegou o momento mais esperado da noite, o desembarque dos jogadores da selecção nacional. E como forma de os homenagear, o público pôs-se a entoar o hino nacional, em sinal de agradecimento pelos três pontos conseguidos na Zâmbia. Quem também não escapou à euforia dos adeptos foi o técnico Abel Xavier, que foi levados as costas por alguns adeptos dos mambas.

O vermelho inundava aquele local e cada um dos adeptos tentava de tudo para eternizar o momento através de fotos.

Nas suas primeiras palavras à equipa do “O País”, o avançado Stanley Ratifo, autor do único tento dos Mambas diante dos “Chipolopolo”, disse: “just for the nation”, o que significa, numa tradução livre, é pela nação.

Abel Xavier, por sua vez, não escondeu a sua satisfação pela calorosa e surpreendente recepção. “É como se tivéssemos ganho a prova, mas foram apenas três pontos conquistados. Muito obrigado”, referiu Xavier, que não conseguia esconder a sua alegria.

Já os adeptos que perfilavam diante do carro que levaria os atletas dos mambas a um dos hotéis na capital do país continuavam aos gritos e com cânticos ao som de batuques.

“É de louvar esta vitória, depois de 42 anos, os mambas conseguem vencer a Zâmbia. estou bastante satisfeito”, disse Júlio Maússe. Virgília Daúto, também apoiante dos Mambas, destacou a importância de se acarinhar mais os atletas, como forma de os motivar a trazer mais vitórias.

O momento de recepção contou com a presença da vice-ministra da Juventude e Desportos, Ana Flávia Azinheira, que congratulou a prestação dos atletas e a presença do público em massa. “É extremamente importante que cada um de nós se faça presente em ocasiões do género, para garantir a elevação do desporto nacional, em particular o futebol”, considerou.

 


http://opais.sapo.mz//index.php/desporto/74-desporto/45124-ole-ole-festa-rija-na-recepcao-aos-mambas.html