NoticiasAI

OMS espera que Covid-19 e mpox deixem em breve de ser emergências de saúde pública

A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu ontem que as doenças Covid-19 e mpox, anteriormente designada ‘monkeypox’, podem deixar em breve de ser consideradas uma emergência de saúde pública internacional.

“Há um ano, a variante Ómicron [do coronavírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19] matava 50 mil pessoas todas as semanas e na semana passada foram menos de 10 mil, um número que ainda é excessivo, mas que marca uma boa trajectória”, salientou o director-geral da OMS em conferência de imprensa.

A emergência de saúde pública internacional, o nível mais alto de alerta, foi declarada pela OMS para a Covid-19 em Janeiro de 2020 e para a mpox já em Julho deste ano.

Tedros Adhanom Ghebreyesus adiantou, porém, que o “coronavírus não vai desaparecer” de circulação, o que obriga os países a “aprender a geri-lo juntamente com outros problemas respiratórios”, como a gripe.

De acordo com o responsável da OMS, a diminuição de 90% nos casos notificados de mpox é também um sinal de optimismo em relação a um fim próximo dessa crise de saúde pública internacional.

Leia mais…

Fonte:Jornal Notícias