ONU congratula-se com assinatura de acordo no processo de paz do Darfur

As Nações Unidas congratularam-se, esta segunda-feira, com o acordo-quadro assinado entre o Governo de transição do Sudão e os movimentos armados de Darfur, no sábado, considerando-o demonstrativo do “avanço do processo de paz” no país.

A Unamid [Missão das Nações Unidas e da União Africana em Darfur] congratula-se com o acordo-quadro assinado entre o Governo de transição do Sudão e os movimentos armados de Darfur durante as conversações de paz em Juba, Sul do Sudão, em 28 de Dezembro de 2019″, avançou, esta segunda-feira, aquela força de paz, inicialmente constituída pela União Africana e que, posteriormente, recebeu a integração das forças de manutenção da paz da Organização das Nações Unidas (ONU).
A nota da Unamid acrescenta que “o acordo demonstra o progresso no avanço do processo de paz, ao mesmo tempo que esboça questões e princípios-chave que orientam as negociações em curso e serve como uma base para um acordo de paz justo e compreensivo”.
O representante especial e mediador-chefe conjunto da Unamid, Jeremiah Mamabolo, elogiou pessoalmente a assinatura do acordo-quadro, considerando-a “um desenvolvimento muito positivo, que confirma a vontade política e a disponibilidade das partes para alcançarem um acordo de paz abrangente”.
“Felicitamos o Governo de transição do Sudão e os partidos do Darfur por este passo e encorajamo-los a prosseguirem neste caminho”, acrescentou o responsável, citado no mesmo comunicado.
A Unamid compromete-se a “continuar a apoiar as conversações de paz em Juba”, em conformidade com a resolução 2495/2019 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, tendo como “objectivo final” alcançar “uma paz duradoura e um futuro próspero para todo o povo sudanês”, acrescentou Mamabolo. (RM/NMinuto)

Fonte:Rádio Moçambique Online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *