O jornalista da Rádio Moçambique, Ortega Teixeira, venceu a primeira edição do prémio de “Melhor discurso público da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC)” com a crónica “Onde vai a África”.
A crónica narra a necessidade de reencontro dos africanos, olhando para os eventos extremos que assolam o continente, guerras, nudez, fome entre outros males, incluindo a pandemia da covid-19 que desacelerou o desenvolvimento.
Trata-se de um prémio instituto pelo Presidente do Malawi, Lázaro Chakwera, com vista a solicitar opiniões de jovens de todo o continente africano, sobre as suas aspirações para a África.
No acto da entrega do prémio, o estadista malawiano disse acreditar no poder dos cidadãos falarem livremente com os seus dirigentes porque essa é uma liberdade que desfrutou ao longo da sua vida, não só como cidadão, mas também durante o tempo que serviu ao país, como deputado da Assembleia da República.
Chakwera elogiou Ortega Teixeira pela sua clareza, paixão e entrega que tem demonstrado nos seus trabalhos radiofónicos e pediu a todos os cidadãos africanos, que façam da coragem de Ortega um exemplo a seguir.
Por seu turno, o laureado jornalista da Rádio Moçambique, Ortega Teixeira, disse sentir-se lisonjeado por ter sido distinguido, no meio de tantos outros repórteres da SADC que tinham concorrido para aquele prémio.

Áudio: Ortega Teixeira jornalista da Rádio Moçambique

CRÓNICA VENCEDORA: Vamos, então, recordar esta crónica vencedora, “Onde vai a África”, de Ortega Teixeira.

Áudio: Crónica vencedora na SADC (RM)

Fonte:Rádio Moçambique Online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *