O NÚMERO de indivíduos recuperados da Covid-19 subiu para 46 no país com o anúncio, ontem, de mais dois casos que deram resultado negativo nos testes de confirmação.

Enquanto isso, oito indivíduos testaram positivo, de um total de 261 amostras analisadas entre domingo e ontem no laboratório de referência do Instituto Nacional de Saúde (INS), elevando para 145 o número cumulativo de infecções pelo novo coronavírus.

Dos novos infectados, todos moçambicanos, seis são da cidade de Maputo; um de Marracuene, província de Maputo;e outro do distrito de Palma, província de Cabo Delgado.

A directora nacional de Saúde Pública no Ministério da Saúde explicou que, dos casos da cidade de Maputo, três são do sexo feminino, e incluem-se crianças, jovens e um indivíduo com mais de 60 anos de idade. Os indivíduos de Marracuene e Palma são do sexo masculino e estão na faixa etária dos 25 a 34 e 15 a 24 anos.

Rosa Marlene, que falava na actualização da informação sobre a Covid-19 no país e no mundo, referiu que sete dos infectados se apresentam com sintomatologia ligeira e apenas um não tem sintomas. Todos, segundo ela, encontram-se em isolamento domiciliar, enquanto decorre o mapeamento dos seus contactos.

Disse ainda que o indivíduo de Marracuene regressou recentemente da África do Sul, enquanto sobre os restantes ainda se está a estudar a possível cadeia de transmissão.

Rosa Marlene anotou que a descoberta destes novos episódios resulta da vigilância activa, da suspeita e rastreio de rotina nas unidades sanitárias.

Com efeito, segundo a fonte, dos 261 casos suspeitos, 115 amostras foram colhidas na cidade de Maputo, 58 na província de Maputo,34 em Gaza,17 na província de Manica,16 em Tete,quatro na Zambézia e sete na província de Cabo Delgado.

Desde que Moçambique iniciou a vigilância e o controlo da Covid-19,já foi rastreado um cumulativo de 709.580 pessoasedestas 14.557 foram submetidos a quarentena domiciliar, permanecendo em vigilância 1900 indivíduos.

“Até hoje (ontem), em Moçambique foram testados, cumulativamente, 6272 casos suspeitos, dos quais 261 nas últimas 24 horas. Dos novos casos testados no laboratório do Instituto Nacional de Saúde, oito revelaram-se positivos para a Covid-19. Assim, actualmente o nosso país conta com 145 casos positivos registados, sendo 121 de transmissão local e 24 casos importados”, anotou.

Face àsituação, a Saúde recomenda a observância das medidas do estado de emergência,como o uso obrigatório de máscaras, mesmo estando em casa, quando assim se justificar, a lavagem correcta e frequente das mãos e o distanciamento social.

O coronavírus continua a espalhar-se pelo mundo, tendo infectado mais de 4.800.000 e levado àmorte 316.853 pessoas, de acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde de domingo, 17 de Maio.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *