NoticiasAI

País terá programa de restauração do mangal

O MINISTÉRIO do Mar, Águas Interiores e Pescas vai lançar em Julho próximo, à escala nacional, o programa nacional de Restauração do Ecossistema do Mangal.

Trata-se de uma iniciativa com a finalidade de mobilizar a sociedade moçambicana a engajar-se na implementação da Estratégia do Mangal e um instrumento orientador das iniciativas de restauração.

Segundo a ministra do Mar, Águas Interiores e Pesca, Augusta Maíta, o principal ganho que se espera do programa é consciencializar a orientar melhor as iniciativas de restauração, ter uma sociedade consciencializada sobre a importância deste ecossistema e criar alternativas de subsistência para as comunidades que  encontram no ecossistema do mangal a única fonte de sobrevivência.

Falando há dias em Maputo por ocasião do Dia dos Oceanos, que se celebra a 8 de Junho, Maíta disse ser altura de todos “reconhecermos que a nossa subsistência reside num oceano saudável e na exploração sustentável dos seus recursos”.

Apelou para uma partilha de ideias, visões, estratégias e acções para a missão que é incumbida a todos, de defender o mar e os ecossistemas marinhos, sua utilização sustentável e o resguardo para as gerações vindouras.

Moçambique comprometeu-se perante as Nações Unidas a restaurar, até 2022, cinco mil hectares de mangal, no âmbito do cumprimento das metas dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Fonte:Jornal Notícias