O PAPA convocou ontem uma jornada mundial de oração e jejum pela paz para 23 de Fevereiro, dedicada em especial ao fim da violência na República Democrática do Congo (RDCongo)  e no Sudão do Sul.

 

“Perante o trágico arrastamento de situações de conflito em diversas partes do mundo, convido todos os fiéis para uma jornada especial de oração e jejum pela paz, a 23 de Fevereiro, sexta-feira da primeira semana da Quaresma”, anunciou o Papa Francisco.

A convocatória foi lançada ontem depois da oração do Angelus, tendo o Papa convidado outras confissões religiosas a juntarem-se aos cristãos nesta oração mundial pela paz.

“Como noutras ocasiões similares, convido os irmãos e irmãs não-católicos e não-cristãos a associarem-se a esta iniciativa, das formas que julgarem mais oportunas, mas todos juntos”, acrescentou.

O Papa adiantou ainda que o momento será mais do que uma oração, será a oportunidade de cada um dizer “não à violência” considerando que as vitórias obtidas com a violência são falsas vitórias.

No sábado, o Papa Francisco já havia pedido às instituições públicas que promovam um “novo humanismo económico” e desencorajem, com as suas políticas, “o crime sério” de usura causado por fenómenos como o jogo.

“A usura é um pecado grave: acaba com a vida, prejudica a dignidade das pessoas, é um veículo de corrupção e evita o bem comum”, disse o pontífice durante uma audiência.

O Papa Francisco apelou assim às instituições que tomem medidas adequadas para desencorajar este crime, referindo-se assim aos jogos de azar.

Francisco recomendou que estes possam ser evitados educando as pessoas para que tenham um estilo de vida sóbrio e capaz de distinguir entre o que é supérfluo e o que é necessário, não contraindo dívidas que poderiam ser evitadas.

“É importante recuperar as virtudes da pobreza e do sacrifício para não se tornar escravo das coisas, nem do sacrifício, porque na vida não se pode ter tudo”, ressaltou.

Fonte:JornalNoticias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *