Após detalhar que informação financeira o nosso país está obrigado a fornecer ao FMI, ao abrigo do acordo de adesão, o ministro Maleiane declarou que “pela metodologia do Fundo Monetário Internacional o nosso stock da dívida inclui as garantias que o Estado assumiu independentemente do problema que possamos ter com o agente credor. Porque as pessoas que estão lá fora não conhecem quem é membro do Governo só conhecem o Estado. E mais, quando o membro não cumpre, que só pode acontecer se não tem capacidade para responder a aquelas informações ou tem capacidade mas não cumpriu. Se não cumpriu tem etapas, até penalizações até a expulsão do país, como último recursos”.

“Então é isso que a partir de Abril(de 2016) que nós como Governo representando os interesses do Estado, e para cumprir o que está acordado com o Fundo Monetário Internacional, estamos a juntar toda informação que nós tínhamos. Tudo o que nós tínhamos e que as vezes nem sabíamos que era preciso, porque estávamos convencidos que estava bem”, explicou.

De acordo com o ministro da Economia e Finanças como corolário do trabalho que tem sido realizado em conjunto, “o Fundo Monetário Internacional em Novembro, no dia 21, disse duas coisas muito importantes: 1º que o trabalho na base de evidências no levantamento das dívidas estávamos certos, portanto a base de dados que eles fornecem ao mundo sobre a dívida de Moçambique está certa”, disse neste encontro que contou com a presença do representante em Moçambique do FMI.

“Como eu disse a dívida inclui o stock, se bate certo no Fundo Monetário Internacional porque é que aqui não dá certo? Temos que criar condições para bater certo e é por isso que decidimos incluir nas Contas Gerais do Estado que é para os números que estão a bater no Fundo (Monetário Internacional) baterem também nos documentos da contabilidade, é só isso. Porque nós não podemos ter duas informações”, enfatizou Maleiane.

http://www.verdade.co.mz/tema-de-fundo/35/62542

Para FMI importante é informação correcta do stock da Dívida Pública, responsabilização dos agentes do Estado que deram as Garantias à Proindicus, EMATUM e MAM “é um detalhe interno”

@Verdade Para FMI importante é informação correcta do stock da Dívida Pública, responsabilização dos agentes do Estado que deram as Garantias à Proindicus, EMATUM e MAM “é um detalhe interno” ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane Ari Aisen


Source

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *