NoticiasAI

Paul Kagame nomeia Alex Kagame para dirigir força ruandesa em Cabo Delgado

O presidente Paul Kagame, em 5 de junho, fez grandes mudanças no aparato de defesa, militar e de segurança, do Ruanda, nomeando um novo ministro da Defesa e chefe do Exército.

Na sua qualidade de Comandante em Chefe das Forças Armadas do Ruanda, o Presidente da República nomeou Juvenal Marizamunda como novo Ministro da Defesa, em substituição do Maj Gen Albert Murasira, e o Ten Gen Mubarak Muganga como novo Chefe do Estado-Maior da Defesa (CDS), em substituição Gen Jean Bosco Kazura, que está no comando do Exército desde novembro de 2019.

Numa declaração do Gabinete do Presidente, o Presidente Kagame fez um grande abalo nas forças armadas, elevando Marizamunda, que até à sua nomeação era o Comissário Geral do Serviço Correccional do Ruanda (RCS), à pasta da Defesa, no que parece ser uma subida meteórica na escada pelo ex-vice-inspetor-geral da Polícia.

As mudanças, que não poderiam ter sido previstas por muitos, viram o Maj Gen Vincent Nyakarundi nomeado Chefe do Estado-Maior do Exército, substituindo o Ten Gen Muganga, que agora é o novo CDS.

Antes de ser nomeado, o major-general Nyakarundi, um oficial militar experiente e diplomata, foi o chefe da Inteligência de Defesa na RDF, onde agora será substituído pelo coronel Francis Regis Gatarayiha em uma capacidade interina.

O Chefe de Estado nomeou ainda o Maj Gen Alex Kagame como Comandante da Força-Tarefa Conjunta em Moçambique, onde irá substituir o Maj General Eugene Nkubito que aí se encontra destacado desde Agosto do ano passado. Os dois trocarão de posição quando o major-general voltar para casa para assumir as rédeas como comandante da 3ª Divisão.

“Carta” está a tentar estabelecer se Alex Kagame tem relações de parentesco com o Presidente ruandês.

Noutras nomeações, o coronel Theodomir Bahizi foi nomeado Comandante do Grupo de Batalha em Moçambique, onde as forças de segurança ruandesas estão posicionadas desde 2021 para combater os insurgentes islâmicos e restaurar a segurança em Cabo Delgado, província do norte de Moçambique.

Da mesma forma, o presidente Kagame também promoveu Augustin Migabo a coronel e o nomeou vice-comandante do Comando da Força Especial, para substituir o major-general Ruki Karusisi. (Carta)

Fonte: Carta de Moçambique