Cento e doze milhões de Meticais (112.000.000,00 MT) é o valor em falta para garantir o Plano de Contingência 2020/2021, na cidade de Maputo, cujos eventos extremos poderão afectar 70.690 munícipes. Neste momento, a edilidade dispõe de 68 milhões de Meticais, de um total de 180 milhões de Meticais necessários para enfrentar a presente época chuvosa.

 

Os números foram avançados esta quinta-feira, pelo Presidente do Conselho Municipal da cidade de Maputo, Eneas da Conceição Comiche, durante a apresentação do documento. Segundo Comiche, as inundações urbanas poderão afectar os já conhecidos bairros da Costa do Sol, Muthanhane, Central C, Polana Caniço (A e C) e partes dos bairros da Malanga, Luís Cabral e Chamanculo (B e C).

 

De acordo com o Edil de Maputo, entre os meses de Outubro, Novembro e Dezembro há previsão de ocorrência de surtos de malária, enquanto nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março, aventa-se a possibilidade de ocorrência de surtos de cólera e diarreias.

 

“O plano de mitigação dos efeitos nefastos das chuvas e ciclones da cidade de Maputo apresenta três cenários de impacto sócio-económico da época das intempéries. O primeiro cenário antevê que sejam afectadas 13.050 munícipes, no segundo 25.771 e no terceiro uma cifra de 31.869”, explicou a fonte, sublinhando que serão abertos sete centros de acomodação, equivalentes a um centro por cada distrito municipal. (Marta Afonso)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *