A TENDÊNCIA da depreciação do Metical em relação ao dólar americano, que se regista desde finais do ano passado em Moçambique, deveu-se principalmente à procura de divisas para a importação de bens e serviços.

Esta posição foi defendida hoje (10) pelo Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, durante a apresentação de informações do Governo à Assembleia da República, que teve lugar na manhã de hoje e termina amanhã.

Do Rosário explicou que, perante o cenário de subida de preços, foram tomadas medidas combinadas de forma a garantir a estabilidade macro-económica e como resultado, o Metical tem vindo a estabilizar-se na tabela cambial o que vai igualmente, estabilizar o nível geral dos preços de importação.

O governante, disse que desde o início do ano, o país e o mundo está sendo assolado pela segunda vaga de infecções provocadas pela pandemia do novo coronavírus, devido ao surgimento de novas variantes, incluindo a sul africana que é mais contagiosa.

Assim, o nosso país registou nos meses de Janeiro uma média de 20.161 casos de infecção, 922 internamento e 237 mortos, números bastante elevados se comparados com dados do ano passado, que se registou 1800 infecções, 80 hospitalizações e 17 óbitos.

O aumento de casos provocou pressão no sistema de saúde, principalmente no seguimento dos contactos de casos positivos e para o internamento de doentes padecendo da covid-19.

Perante esta situação, o Governo reforçou as medidas de prevenção da covid-19, sem fazer o confinamento geral, procurando o equilíbrio entre a prevenção e a manutenção do funcionamento da economia.

Do Rosário falou igualmente do processo de Desmobilização, desarmamento e reintegração dos guerrilheiros da Renamo, que continua a decorrer com vista a abranger todos indivíduos que continuam nas matas.

O dirigente disse que está previsto o arranque no segundo semestre deste ano, a construção da linha de transporte de energia eléctrica Matambo-Malawi que vai colocar o país como pólo de produção de electricidade da região da SADC.

Em Inhambane, será erguida a maior infra-estrutura de produção de gás de cozinha, a partir do gás natural.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *