O Primeiro-Ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, desembarcou a meio da tarde de ontem,  na cidade egípcia de Sharm El Sheik onde vai participar no II Fórum África-2017, um evento de três dias com início na quinta-feira da semana corrente e que visa promover um maior fluxo de investimentos e comércio em África.

A agenda do Primeiro-Ministro, que participa no Fórum em representação do Presidente moçambicano Filipe Nyusi, inclui uma intervenção numa mesa redonda sobre as relações de cooperação China-África.
Durante o evento, que vai decorrer sob o lema “Conduzindo Investimentos para um Crescimento Inclusivo”, Carlos do Rosário também deverá manter encontros com vários dignitários e entidades, entre os quais se destaca o Presidente da República Árabe do Egipto, Abdel Fattah Al Sisi.

Participam no evento mais de mil convidados, incluindo Chefes de Estado e de Governo, executivos de empresas africanas, jovens empreendedores, entre outros.

O Fórum, que conta o patrocínio especial do presidente egípcio, vai decorrer sob fortes medidas de segurança para evitar a ocorrência de ataques terroristas.

O programa do evento foi projectado para fornecer um maior número possível de oportunidades de interacção sobre assuntos de interesse económico.

A AIM apurou, em Sharm El Sheik, que o primeiro dia do evento será marcado por actividades em torno do dia de Empresários Jovens de África 2017.

De acordo com o Mercado Comum para a África Oriental e Austral (COMESA), organização regional que desempenha papel de relevo em assuntos de desenvolvimento económico, já chegou a altura de África começar a tirar melhor proveito das oportunidades económicas que possui, para o bem dos seus países e povos.

Para o COMESA, a escolha de Egipto para acolher o Fórum espelha o potencial que este país do Magrebe possui como porta de entrada para negócios dentro e fora de África.

Na deslocação ao Egipto, o Primeiro-Ministro moçambicano faz-se acompanhar pelos vice – Ministros do Trabalho, Emprego e Segurança Social, e dos Recursos Minerais e Energia, Osvaldo Petersburgo e António Fernando, respectivamente; quadros da Agência para a Promoção de Investimentos e Exportações (APIEX), do Gabinete do Primeiro-Ministro e do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação. (AIM) 

Almiro Mazive, da AIM, em Sharm El Sheik

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/economia/74056-pm-participa-no-forum-africa-2017.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *