A Polícia da República de Moçambique (PRM), na província da Zambézia, abortou, semana finda, um esquema visando o tráfico de 16 jovens, que haviam sido recrutados no distrito costeiro de Pebane.

A suposta rede de traficantes de pessoas actuava ao longo da Estrada Nacional que atravessa o distrito de Namacura, cerca de 100 quilómetros da capital provincial, Quelimane.

As vítimas eram transportadas num mini-bus, Toyota Hiace, de cor branca, com destino à vizinha província de Sofala.

O automobilista, de nacionalidade moçambicana, que transportava aquele grupo de jovens, orquestrou, sem sucesso, um suborno às autoridades policiais com um valor de 320 meticais, com o intuito de escapar do acto criminoso.

Segundo o porta-voz da PRM na Zambézia, Miguel Caetano, o indiciado encontra-se encarcerado no comando distrital da corporação no distrito de Namacurra.

“O indiciado, que inicialmente identificou o grupo de jovens como parte de seus trabalhadores, tentou oferecer 320 meticais a um dos agentes que integrava a brigada operativa especializada da Polícia, baseada ao longo da Estrada Nacional”, disse a fonte.

Explicou que o indivíduo aguarda pela tramitação legal do processo criminal junto das autoridades competentes para posterior responsabilização, enquanto, em paralelo, decorrem diligências subsequentes a outros níveis com vista à descoberta da verdade material do crime e sobre o destino final daqueles concidadãos.

“Na verdade, o encarcerado, quando se percebeu da persistência da Polícia, disse aos jovens para se assumirem como seus trabalhadores algures na cidade da Beira, tendo alguns frustrado a intenção”,  segundo a AIM.

Ainda sobre as principais actividades operativas durante o período em referência, o porta-voz revelou que dois cidadãos estão detidos na primeira esquadra da PRM, em Quelimane, em conexão com o crime de burla a um estrangeiro de nacionalidade chinesa, no valor de 220 mil meticais.

Este valor, segundo Caetano, resulta da venda ilegal de uma parcela de terra reservada para áreas de conservação ambiental, algures nas margens do rio dos Bons Sinais, na unidade residencial de Incidua, na capital provincial.

Outros dois indivíduos foram igualmente detidos no distrito de Morrumbala, na posse de mais de 2000 unidades de fármacos do Sistema Nacional de Saúde, colocados no mercado informal e mais de 1600 unidades de cannabis sativa.

No mesmo distrito, uma pessoa morreu num naufrágio, quando se fazia transportar numa canoa em acentuado estado de embriaguez no rio Chire.

A Polícia disse ainda que outras duas pessoas morreram afogadas, a primeira num charco, na localidade de Namacata, e a segunda vítima, no bairro Manhaua, ambas na cidade de Quelimane.
O balanço semanal da Polícia indica ainda a morte de uma pessoa, em consequência de um acidente de viação ocorrido no distrito de Mocuba, a segunda maior cidade da Zambézia. O acidente resultou também num ferido grave.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *