Pompeo acusa ONU de ter preconceitos anti-israelitas."Estou indignado"

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, condenou esta quinta-feira a divulgação por parte da ONU de uma lista de empresas que operam nos colonatos israelitas, consideradas ilegais à luz do direito internacional.

 

Estou indignado com a Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, por ter divulgado uma lista de empresas que operam nos territórios controlados por Israel”, disse Mike Pompeo, num comunicado.

O secretário de Estado diz que a decisão apenas confirma o “enviesamento anti-Israel tão propalado pelas Nações Unidas”, acrescentando que os Estados Unidos não forneceram nenhuma informação ao Alto Comissariado para a redacção desta lista.

Bachelet divulgou, quarta-feira, uma lista de 112 empresas que operam nos colonatos israelitas, num gesto que foi aplaudido pelas autoridades palestinianas e fortemente criticado pelo lado israelita, que o apelidou de “ato vergonhoso”.

“A divulgação facilita a campanha de boicote, desinvestimento e sanções e deslegitima Israel”, explicou Pompeo, para justificar a sua condenação.

“As tentativas de isolar Israel são contrárias a todos os nossos esforços para criar condições conducentes às negociações entre israelitas e palestinianos, que possam levar a uma paz total e duradoura”, concluiu o chefe da diplomacia norte-americana.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, apresentou um plano de paz para o Médio Oriente, em 28 de Janeiro, na Casa Branca, ao lado do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, que foi de imediato rejeitado pelas autoridades palestinianas, que denunciaram a tentativa de favorecimento dos interesses de Israel por parte dos EUA. (RM-NM)

Fonte:Rádio Moçambique Online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *