O Presidente da República, Filipe Nyusi, que visita a partir de hoje uma visita de trabalho de quatro dias à província do Maputo, está a orientar neste moimento um comício popular na localidade de Ponta de Ouro, no distrito de Matutuíne.

Em mensagem apresentada ao Chefe de Estado, a população solicitou a edificação de uma escola secundária de raiz, para além da ampliação do centro de saúde e alocação de uma ambulância.

Solicitou também a conclusão dos troços rodoviários Catembe/Ponta de Ouro/Boane, para além de ter reclamado a demora no término da obra da secretaria da localidade e a residência do respectivo chefe da localidade.

Numa mensagem apresentada por um líder comunitário, a população exigiu ainda a urgente devolução da feira local que neste momento está a ser explorada por operadores turísticos estrangeiros, sem o consentimento das autoridades locais.

Dirigindo-se a milhares de pessoas que acorreram ao comício, Filipe Nyusi pediu à população para enumerar as prioridades que podem alavancar o desenvolvimento social e económico do distrito, e, consequentemente, de toda a província do Maputo.

Disse, a propósito, que o distrito de Matutuíne, possui um grande potencial agrícola, pecuário e turístico que pode alterar para melhor a qualidade de vida dos seus habitantes.
Explicou também que é na província do Maputo, onde se localiza o maior parque industrial de Moçambique, facto que também pode acelerar o desenvolvimento.

A visita do estadista moçambicano ocorre numa altura em que a província do Maputo, registou no primeiro trimestre do ano em curso, um crescimento de 2,2 por cento no cumprimento do plano económico e social, em relação a igual período de 2017.

Após o comício, Nyusi, vai orientar uma sessão extraordinária do governo provincial alargada aos administradores distritais, presidentes dos conselhos municipais entre outros quadros.
Nesta região do país, Nyusi vai escalar sucessivamente os distritos de Matutuíne, Matola, Moamba e Manhiça, onde tem agendado encontros com os governos locais, reuniões com os diversos segmentos da sociedade, comícios populares e visitas a empreendimentos de interesse económico e social.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *