NoticiasAI

População de Nangade já pode poupar dinheiro

COM a abertura da primeira agência bancária no distrito de Nangade, em Cabo Delgado, passam a totalizar 14 estabelecimentos do género instalados no âmbito do Projecto um Distrito, um Banco, aumentando para 92 o número de distritos até aqui bancarizados.

A instalação de agências bancárias representa um esforço financeiro do governo, na ordem de 230 milhões de meticais, segundo anunciou na vila-sede de Nangade a presidente do Conselho de Administração do Fundo de Desenvolvimento Sustentável, Augusta Maita.

Falando no acto de sua inauguração, a primeira neste distrito, desde a independência nacional, Augusta Maita explicou que a acção enquadra-se no programa quinquenal do governo que preconiza o desenvolvimento sustentável de infra-estruturas socioeconómicas vitais para a promoção da actividade produtiva para o sector privado e associativo.

De referir que até ao início de 2015 apenas 69 distritos do país tinham pelo menos uma agência bancária, num universo de 152.

A governadora da província de Cabo Delgado, Celmira da Silva, que orientou a cerimónia de inauguração da agência bancária no distrito, explicou que a construção desta unidade financeira faz parte dos esforços do governo para satisfazer aos sistemáticos pedidos da população para a existência daquele tipo de serviços.

“Sabemos que aqui em Nangade produz-se muita castanha de caju, só em 2016 vocês produziram 12 mil toneladas”, frisou da Silva.

O Projecto Um Distrito, Um Banco visa acelerar o processo de bancarização das zonas rurais, de modo a conferir total cobertura da rede bancária do país, através do acesso a facilidades de apoio específico, com o estabelecimento de balcões até ao ano de 2019.

Para a província de Cabo Delgado, para além da agência de Nangade foi inaugurada ainda este ano a de Balama, sendo que os restantes foram em Rapale, Moma e Murrupula; e Muecate (em Nampula); Guro, Gondola e Vandúzi (Manica); Chibabava e Chemba (Sofala); Morrumbene e Mabote (Inhambane); Chicualacula (Gaza); e Matutuíne (Maputo).

O projecto Um Distrito, Um Banco foi lançado a 9 de Agosto de 2016 pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, no âmbito da melhoria das condições de acesso ao financiamento, bem como a garantia de mecanismos seguros de pagamento e poupança das populações rurais, no âmbito do processo de comercialização agrícola.

(Assane Issa)

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/economia/71686-populacao-de-nangade-ja-pode-poupar-dinheiro.html