A EMPRESA Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) – Direcção Executiva Norte, acaba de adquirir funis móveis para a descarga de minérios e clinquer, usado para o fabrico de cimento de construção.

Este investimento poderá incrementar a quantidade de clinquer manuseado no porto de 60 para 90 mil toneladas/ano, para além de reduzir a poluição ambiental.

Segundo o director regional norte dos CFM, Emídio Bata, o clinquer é uma das principais cargas manuseadas pelo Porto de Pemba, a par da madeira, contentores, combustível e, recentemente, grafite.

“Com a aquisição dos funis para a descarga de minérios e clinquer, esperamos incrementar o manuseamento, reduzir o tempo de espera dos navios no porto de 15 para 7 dias, para além de reduzir os níveis de poluição do ambiente por conta do pó, uma vez que trata-se de um produto granulado”, explicou Bata.

Recentemente a Procuradoria Provincial da República em Cabo Delgado recomendou aos CFM a melhorar as operações de descarga de minério no Porto Comercial de Pemba para mitigar a poluição.

Leia mais…

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *