Os portos moçambicanos poderão ultrapassar a expectativa de manusear 50 milhões de toneladas de carga este ano, como resultado da modernização das infraestruturas, disse, ontem, à Lusa fonte do Ministério dos Transportes e Comunicações.

O aumento do número de carga manuseada está ligado à aquisição de carruagens e locomotivas, para o reforço da capacidade do transporte ferroviário de passageiros e carga, referiu a mesma fonte.

Falando à imprensa momentos após um evento, em Maputo, capital do país, o Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, reconheceu que o sector precisa de melhorar a eficiência e competitividade, apostando na capacidade de manuseamento e equipamento rolante, como vagões e carruagens.

“A reforma legal, em curso, deverá prosseguir, sendo urgente a aprovação de Lei Portuária, em elaboração”, afirmou, na sexta-feira, Carlos Mesquita, acrescentando, que os portos devem apostar na cabotagem, para circulação de mercadorias, internamente, aproveitando a costa do país.

Em 2018, os portos moçambicanos manusearam cerca de 46 milhões de toneladas de carga.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *