O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, endereçou uma mensagem de condolências ao seu homólogo da República da Tanzânia, John Magufuli, pela morte do antigo Presidente daquele país da África Austral, Benjamin William Mkapa, ocorrido no dia 24 de Julho em curso.

Na mensagem, o Chefe do Estado moçambicano refere que foi com profunda dor que tomou conhecimento do desaparecimento físico, por motivo de doença, do antigo presidente da República Unida da Tanzânia , India um comunicado de imprensa recebido pelo “Notícias”.

“Em nome do povo, do Governo da República de Moçambique e em meu próprio gostaria de transmitir à Vossa Excelência e ao povo e governo da República Unida da Tanzânia, as nossas sentidas condolências. À família enlutada, endereçamos o nosso sentimento de solidariedade e fazemos votos que tenham forças para superar este momento de pesar pela perda do seu ente querido”, lê-se na mensagem do Presidente Nyusi.

Para o Presidente Nyusi, Mkapa é um verdadeiro patriota e pan-africanista que serviu ao seu país como um diplomata muito habilidoso e estadista que dirigiu a República Unida da Tanzânia por dez anos, em prol da consolidação da estabilidade política através da democracia multipartidária, tendo criado os alicerces para maior desenvolvimento económico.

“Iremos recordá-lo como o campeão do aprofundamento da integração política e socioecónomica no seio da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) e do continente africano. O antigo presidente fez uma contribuição imensa para o reforço das excelentes relações de irmandade, amizade, solidariedade e cooperação entre a República Unida da Tanzânia e a República de Moçambique, por isso, foi um verdadeiro amigo do povo moçambicano”, sustenta o Presidente Nyusi na sua missiva.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *