O TRIBUNAL Constitucional (TC) de São Tomé e Príncipe confirmou quarta-feira (04) Carlos Vila Nova, com 43,3% dos votos, e Guilherme Posser da Costa, com 20,7%, como candidatos à segunda volta das presidenciais, marcadas para 29 de Agosto.

O candidato Carlos Vila Nova, que conta com o apoio da Acção Democrática Independente (ADI), na oposição, foi confirmado vencedor da primeira volta das presidenciais de 18 de Julho.

Dados definitivos divulgados quarta-feira (04) pelo TC, Vila Nova obteve um total de 35.342 votos, correspondentes a 43,3%.

Enquanto, Guilherme Posser da Costa, candidato apoiado pelo Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe/Partido Social Democrata (MLSTP/PSD), no poder, ficou em segundo lugar registando 16.905 votos, correspondentes 20,7%.

Por seu turno, o candidato Delfim Neves foi o terceiro mais votado, registando 14.941 votos, correspondes a 18,3%.

Participaram na assembleia de apuramento geral cinco juízes do TC, três professores de matemática e mandatários de algumas candidaturas e da Comissão Eleitoral Nacional (CEN) que testemunharam o acto.

A CEN enviou ao chefe do Estado uma proposta de calendário eleitoral, onde se prevê a realização da segunda volta em 29 de Agosto.

Segundo o documento, a campanha eleitoral deverá iniciar-se no dia 20 e os resultados definitivos serão anunciados em 12 de Setembro.

O Presidente, termina o mandato em 03 de Setembro, altura em que deveria tomar posse o seu sucessor.

O novo calendário eleitoral obriga à prorrogação do mandato de Evaristo Carvalho, o primeiro Presidente são-tomense que não procurou um segundo mandato, referindo que “é tempo de passar o testemunho às gerações mais jovens, capazes de imprimir novas dinâmicas”. – LUSA

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *